Sobre novos projectos
A Hands on HeArts associou-se a um projecto do Oriente, em Alvalade: R/C Oriente. Será por lá que a partir deste mês nos podemos encontrar. Ou durante a semana, ou ao sábado, sempre da parte da manhã, vamos falar do que nos é mais precioso. Começamos pelo furoshiki. Junte-se a nós. É já no sábado, dia 24!
O sashiko, natureza e Budismo
Esta tarde vamos estar no museu do Oriente entre alinhavos que são bordados: o sashiko. Sobre esta técnica ancestral do Japão já aqui falámos várias vezes. Contudo, temos deixado de fora a importância da natureza bem como da religião para esta arte.
De uma forma geral, a ligação do povo Japonês com a natureza é muito conhecida e está espelhada em vários aspectos da sua cultura. O sashiko não é excepção. Os temas que os antigos tecelões utilizaram para decorar as roupas foram inspirados em elementos naturais. Exemplo disso é a figura geométrica que está aplicada no cartão, na imagem em cima. Trata-se de uma variação do padrão ASA NO HA, folha de cânhamo.
Sobre o Budismo. Sendo esta uma das principais religiões no Japão, a sua influência é também muito forte sobre a arte sashiko. As imagens, representações, evocações associadas a Buda e aos seus discípulos são também traduzidas em padrões variados. Assim, o motivo redondo que está na imagem em cima representa SHIPPO, os “sete tesouros de Buda”.
Qualquer destes motivos podem ser aplicados em padrão, embora nos nossos workshops, e por uma questão de tempo, façamos só um motivo. No que toca a aplicação, a regra é sempre a mesma: optimiar o tempo e os recursos (linha e tecido). Por isso, e se quisermos ser fiéis às origens desta arte, devemos trabalhar sempre em padrão: preencher todas as linhas horizontais, depois todas as verticais, depois todas as diagonais, e por ai fora.
A arte do sashiko tem muitos outros aspectos. Prometemos que mais logo vamos falar de outros. Até já 😉
Junho floreiro, paraíso verdadeiro.
Todos já conhecem a especial relação que os Japonese têm com a natureza. As hana kanzashi não fogem a esta regra. Assim, sejam as pétalas mais bicudas ou mais arredondadas a sua inspiração é sempre a mesma: uma folha, uma planta, um arbusto que faça parte da fauna ou da flora do Japão. Mas mesmo dentro destas 2 formas, as maneiras de dobrar o tecido são muito variadas e por isso o resultado final é sempre surpreendente. Nós por cá conhecemos 6 formas diferentes de fazer estas flores.
Mas é só possível fazer flores? Desengane-se se pensa assim. Borboletas, árvores de Natal, … e tantas mais ideias. Quer saber como? Inscreva-se e logo vai ver.
Já agora, há quanto tempo não dá uma olhadela à nossa galeria? Só para tirar as dúvidas, veja lá a quant
Posts Recentes
Na Galeria
Arquivo
- Janeiro 2015
- Julho 2014
- Junho 2014
- Maio 2014
- Abril 2014
- Março 2014
- Abril 2013
- Novembro 2012
- Outubro 2012
- Setembro 2012
- Abril 2012
- Março 2012
- Fevereiro 2012
- Janeiro 2012
- Dezembro 2011
- Novembro 2011
- Outubro 2011
- Setembro 2011
- Agosto 2011
- Julho 2011
- Junho 2011
- Maio 2011
- Abril 2011
- Março 2011
- Fevereiro 2011