Sashiko: uma forma de coser ou uma maneira de bordar?

Mai 25, 2014   //   by Susana Domingues   //   HoH, Sashiko  //  Comentários fechados em Sashiko: uma forma de coser ou uma maneira de bordar?

IMG_0215 (2)

Quando não temos trabalho ao Domingo, cada um de nós guarda esse dia para relaxar. As diferenças que nos separam ditam passatempos diferentes e por esse motivo, neste dia, está cada um para seu lado. Para os que preferem ficar por casa, entretidos entre linhas e agulhas (que é como quem diz, juntam o trabalho com o lazer), o Domingo é dia de experimentar novas coisas. Muitas delas, mais tarde, servirão como trabalho. Foi num desse Domingo que surgiu o sashiko.

Quando começámos a investigar as origens desta arte Japonesa, percebemos que começou por ter uma dimensão muito prática: servia para reforçar os tecidos durante o Inverno. Percebemos também que rapidamente esta arte foi adoptada pelos tecelões Japoneses  como forma de decorar as suas peças. Ou seja, passou-se de uma técnica de coser para uma maneira de bordar.

Não se assuste quem não sabe nem coser nem bordar. Nós por cá não fazemos nem uma coisa nem outra. Apesar de gostarmos mais da parte do sashiko que decora e não tanto da que cose,  não vamos falar de bordados como o ponto cruz ou outros que tais. Afinal, a arte do sashiko é bastante acessível o resultado final muito compensador.

Comments are closed.