Para os amantes do Japão

Jan 26, 2015   //   by Susana Domingues   //   Fora da Hands on HeArts  //  Comentários fechados em Para os amantes do Japão

Convite (convite)

Vá foram ver Imagens de um mundo flutuante: estampas, livros e albúns da colecão Paul Ugo Thiran? Então o melhor é não perder tempo.
Estamos a brincar. A exposição está patente ao público até 10 de Maio.
Para quem ainda não ouvi falar, aqui fica o texto de apresentação.

As peças apresentadas são um valioso testemunho das mudanças sociais e económicas ocorridas na sociedade nipónica com a chegada dos Tokugawa ao poder, o que proporcionou às classes mais populares a valorização do ócio e do prazer.

Retratos de cortesãs e de actores de Kabuki, estampas eróticas, guias urbanos e vistas de lugares famosos, paisagens, poemas ilustrados, cenas de Sumō e de batalhas, composições de flores e de aves, demonstram o gosto pela extravagância, pelo luxo e pela ostentação, reflectindo o espírito do ukiyo-e, ou seja, das imagens de um mundo efémero ou flutuante.

Paul Ugo Thiran, belga que adoptou Portugal para viver, foi um grande colecionador de arte japonesa. Iniciou a sua colecção no Zimbabué, em 1968, ao adquirir uma estampa de Katsushika Hokusai. Ao longo de décadas, foi reunindo um valioso espólio tendo adquirido a última obra na Sotheby´s, em Londres, em Março de 2009, poucos meses antes da sua morte.

A presença de uma colecção de arte japonesa na casa do colecionador Anastácio Gonçalves complementa a leitura da exposição permanente. O médico oftalmologista português foi um grande apreciador e comprador de porcelana chinesa e embora tenha visitado o Japão, nunca adquiriu peças de arte japonesas. A exposição Imagens de um mundo flutuante: estampas, livros e álbuns da coleção Paul Ugo Thiran é uma rara oportunidade para o visitante obter uma visão mais abrangente sobre as artes decorativas orientais.

Comments are closed.