A ver artigos em "Furoshiki"

Sobre novos projectos

Jan 22, 2015   //   por Susana Domingues   //   Furoshiki, Workshops  //  Comentários fechados em Sobre novos projectos

IMG_9020

A Hands on HeArts associou-se a um projecto do Oriente, em Alvalade: R/C Oriente. Será por lá que a partir deste mês nos podemos encontrar. Ou durante a semana, ou ao sábado, sempre da parte da manhã, vamos falar do que nos é mais precioso. Começamos pelo furoshiki. Junte-se a nós. É já no sábado, dia 24!

E as férias quase ai

Jun 22, 2014   //   por Susana Domingues   //   Furoshiki, Workshops  //  Comentários fechados em E as férias quase ai

No mês passado estivemos no museu do Oriente com um workshop muito engraçado: como levar o furoshiki de férias? Quase todos os participantes já conheciam esta arte mas nunca se tinham aventurado a faze-la. Lançámos o desafio e ficámos contente com a resposta que tivemos. A nossa proposta era mostrar como pode o furoshiki ser útil em férias. Embalámos uma cesta de frutas, uma caixa de salgados, alguns objectos soltos e muito mais. Utilizámos, além de panos com medidas já nossas conhecidas, uma camisa e lenços de seda. Mas infelizmente o tempo não deu pra tudo. Por isso, ficou prometido um novo workshop. Mas agora, talvez só depois das férias!

Ecologia sinónimo de Hands on HeArts

Mai 27, 2014   //   por Susana Domingues   //   Furoshiki, HoH, Kanzashi, Sashiko  //  Comentários fechados em Ecologia sinónimo de Hands on HeArts

DSC_7206 [cartaz]

Uma das coisas que mais gostamos quando começámos a conhecer melhor as artes Japonesas com que trabalhamos foi a sua preocupação com a natureza. Claro que esta dimensão está mais ligada a artes como o sashiko e o furoshiki. É verdade! A primeira porque pode “entrar” pelo nosso guarda-roupas a dentro e “dar vida” a peças que estavam esquecidas. As potencialidades dos bordados em sashiko são inúmeras e já falámos muito disso por aqui. A segunda porque nos faz pôr de lado os sacos de plástico. E não se assuste quem nunca experimentou a dobrar e dar nós em tecido. É muito mais fácil do que aparenta.

DSCN1076

Mas se, de igual modo, aproveitarmos para o kanzashi os restos de um tecido para um vestido ou se utilizarmos papel de parede que sobrou da última remodelação das nossas casas para os embrulhos em orikata, fica justificada a dimensão ecológica em todas as artes que a Hands on HeArts promove.

Páginas:1234567...13»